domingo, 22 de fevereiro de 2015

Narguiles e seus vicios

Narguilé: o polêmico cachimbo coletivo das arábias

Por ter aromas de frutas, flores e mel o narguilé ficou famoso em bares casas noturnas. Faz bem? Faz mal? Como se fuma? Descubra mais sobre o curioso cachimbo com água dentro.
4
Sem legenda para não tirar o foco.
O narguilé, que mais parece uma lâmpada do gênio, apesar de ser rapidamente associado aos povos árabes, tem sua origem incerta e com várias as versões sobre. Tem quem diga que surgiram na América e que os europeus levaram para a Ásia e África. Os indianos discordam e garantem que há mais de 2 mil anos já davam uns tapinhas no narguilé.  Os persas, por sua vez, dizem que já usavam o tal cachimbo para queimar dokka (erva sagrada da época). E se não bastasse, os turcos também entraram nessa briga e com uma boa vantagem sobre os demais: o nome originou do turco arguil, que quer dizer cachimbo.

O que é e como usar?

Apesar do nome significar “cachimbo”, esse não é um simples cachimbo, mas sim um cachimbo de água. Ele tem um reservatório de água – que pode ser substituída por outros líquidos – por onde a fumaça passa até chegar em sua boca. Assim que se puxa a essência, tabaco especial para narguilés com aromas bem, o ar passa pelo carvão, esquenta o fumo, desce pelo reservatório de água, onde é resfriado, e sobe pela mangueira até sua boca.

Cautela e Canja de Galinha não faz mal a ninguém

Narguilé: Saiba tudo sobre o cachimbo coletivo das arábias.
01 hora fumando Narguilé corresponde a 100 cigarros
O assunto é controverso. Tem quem defenda que o cachimbo seja mais nocivo que o cigarro e tem quem diga o contrário. Independentemente da posição tomada, ambos os grupos reconhecem, e isso é incontestável, que toda fumaça faz mal à saúde, venha ela de onde vier e isso vai da fumaça do churrasco até o narguilé.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) já afirma com segurança que quem usa o narguilé está sujeito às mesmas doenças de um fumante convencional. Ainda assim, ela também reconhece que ainda faltam mais estudos sobre o assunto.
Mas Alguns estudos indicam que a quantidade de nicotina inalada com o narguilé é pelo menos o dobro da inalada pelo consumo do cigarro.
O Tempo também é inimigo do Narguilé, enquanto um cigarro é consumido em cinco ou dez minutos,  o narguilé  é fumando por até duas horas seguidas. Fumar narguilé por uma hora seguida corresponde ao consumo de tabaco de 100 cigarros.

Fumando socialmente

Diferente do cigarro, que é um costume individual e que consiste simplesmente em fumar, o narguilé está culturalmente ligado à socialização e confraternização. No Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia, por exemplo, ele é usado apenas em situações especiais, datas comemorativas, além de ter um significado sagrado. Em outros locais, incluindo o Brasil, geralmente é usado em roda com os amigos, bares, luais e festas. Ou seja: é o mesmo de reunir os amigos para tomar uma cervejinha enquanto joga conversa fora – só que ao invés de cerveja, fumaça.
Narguilé: Saiba tudo sobre o cachimbo coletivo das arábias.
Originalmente criado na Índia o Narguilé era feito de coco e madeira

Narguilé gourmet

Um dos maiores atrativos do narguilé é a possibilidade de se fazer misturas. Experimentar a mistura de mais de um sabor ou substituir a água por outro líquido, podem dar alguns resultados bem interessantes.
Separamos aqui algumas misturas bem legais. Fica a dica pros apreciadores:

Mistura com frutas

Melhora o sabor
Fruits: adicione pedaços da fruta da essência que está sendo fumada junto com a água.

Mistura com álcool

Melhora o efeito
Ponche: essência de frutas com vinho tinto suave ou espumante no lugar da água.
Caipirinha: essência de limão com cachaça ou vodka no lugar da água.
Energy: essência de energético, misturado com whisky,  tequila ou vodka no lugar da água.

Mistura com leite

A fumaça fica mais densa e realça sabor da essência
Vaquejada: qualquer essência com leite no lugar da água.

Mistura com gelo

Fica mais refrescante, a fumaça sai mais branca e realça o sabor da essência
 Fresh: essência de menta com um pacote de halls preto e agua quase congelando, deixando o nível de agua um pouco maior.
Sweet drinks: 
qualquer essência (menta ou maçã são os mais recomendados), bala mentolada, gelo e vodka gelada no lugar da água.

Mistura com erva

Te deixa relaxado e bem humorado
Divinorum: Essência com folhas destratadas de salvia, gelo e água
Bob Marley: Essência com cannabis dichavada e água gelada ou morna

Nenhum comentário:

Postar um comentário